terça-feira, 21 de abril de 2015

Cidade da Praia acolhe mais uma edição do AME

Nos dias 6 a 9 de Abril é promovida a feira da música transatlântica na cidade da Praia. Na sua  terceira edição, o Atlantic Music Expo (AME) estabeleceu-se com workshop, conferencias e feiras, recolhendo profissionais da música de Cabo Verde, da África e de todos os lados do Atlântico.



O Ministério da Cultura pretende criar uma plataforma transatlântica da cultura no país. Todos os anos, no início de Abril, a capital do arquipélago- Praia é transformado em um hotspot de intercâmbios culturais transatlânticos vibrantes.

A feira da cultura invadiu a praça Alexandre Albuquerque, com exposição de vários artigos da cultura nacional. Nesta exposição esteve presente vários municípios de Cabo Verde e também empresas ligadas a música e cultura Cabo-verdiana.
“Gostei do evento, e consegui vender meus artigos e para além disso consegui divulgar a qualidade dos meus produtos por maior número de pessoas” afirma Floripes Soares.

Jenifer Solidade, Ary Morais, Rapaz 100 Juiz, Elida Almeida, Olavo Bilac, Cremilda Medina, Bob Mascarenhas são alguns artistas que actuaram no Atlântic Music Expo Cabo Verde 2015.

O AME está agendado para os 3 dias que antecedem o Kriol Jazz Festival, para permitir aos delegados a possibilidade de desfrutarem de uma ampla oferta de descobertas musicais.


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Kriol Jazz Festival 2015 faz tremer a Cidade da Praia

Cidade da Praia acolhe mais uma edição de Kriol Jazz Festival, um evento que já se afirmou na agenda cultural de Cabo verde e nesta edição já expandiu as fronteiras do País. Após a edição inaugural em Abril de dois mil e nove e o sucesso das edições seguintes, Kriol Jazz Festival fez tremer novamente as ruas de capital. 



   Esta já é a sétima edição deste evento e presenta alguns artistas mais notáveis da Cultura Crioula, harmonizando um evento rico em encontros musicais e humanos.
Kriol Jazz Festival tem como principal objectivo promover a música de inspiração crioula originária de todas as ilhas de Cabo Verde, Caraíbas, Oceano Indico e África que é conhecida como berço da cultura Crioula. KJF mostra que a música é falada numa única língua.

    O KJF 2015, aberto oficialmente pelo Presidente da República Jorge Carlos Fonseca no dia nove (quinta feira), e na sexta-feira teve actuações de Dino d’Santiago, da portuguesa Fábia Rebordão, Jowee Omicil (Haiti/Jamaica) e Richard Bona (Camarões).O festival terminou na madrugada deste domingo (doze) com um espectáculo de Lura (Cabo Verde), Reis Demith Wiltgen Trio (Luxemburgo), Céu (Brasil) e Speranza Spalding (Estados Unidos).


    Kriol Jazz Festival 2015 homenageia Dany Silva um músico, cantor e compositor cabo-verdiano nascido na Cidade da Praia e que vive em Portugal desde sessenta e um.

    Este evento foi organizado pela sociedade Harmonia Lda em parceria com a Câmara Municipal da Cidade da Praia.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cabo-verdianos protestam contra o novo estatuto dos Políticos

Milhares de Cabo-verdianos, na sua maioria Estudantes da Universidade de Cabo Verde (UNICV,) reuniram em frente Assembleia Nacional para manifestar contra o novo Estatuto dos Titulares dos Cargos Políticos.
  

O Novo Estatuto aprovado por unanimidade pelos Deputados no dia vinte e cinco do mês passado, prevê um aumento salarial de sessenta e cinco porcento. Facto que deixou a população Cabo-verdiana revoltada, reprovando este estatuto justificando que é corrupção esta atitude por parte dos Políticos.
 “O povo que manda e esta manifestação é o início da primavera crioula, porque vai ter outras, e já é altura do povo mostrar que está consciente dos seus direitos e que deve fazer algo, agora, para mudar o que os políticos cabo-verdianos estão a fazer. Este novo estatuto é uma vergonha nacional” afirma um dos manifestantes.

“Vergonha nacional”, “Thugs de parlamento”, “Apelamos o veto” essas são algumas palavras de ordem. Os manifestantes deram a volta à Assembleia Nacional gritando por uma causa injusta. Posteriormente encaminharam em direcção ao Palácio do Governo.
“Políticos estão a gozar com o povo, aliás estão a esquecer que estão a representar povo” afirma um dos manifestantes gritando e apelando o veto do Presidente da República que tem como o seu lema “Presidente junto das Pessoas”.

A manifestação não parou por ali, pois continuaram a caminhar até à presidência, onde agendaram outra protestação na próxima quinta-feira e desta vez o palco será o Aeroporto Nelson Mandela onde vão encontrar com o Presidente da República que se encontra em Portugal.


Nesta manifestação esteve presente pessoas de diversas classes sociais e na sua maioria jovens. A Protestação aconteceu ainda na cidade de Assomada, interior de Santiago, na ilha do Sal e em São Vicente, assim como em Lisboa, Portugal.