quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cabo-verdianos protestam contra o novo estatuto dos Políticos

Milhares de Cabo-verdianos, na sua maioria Estudantes da Universidade de Cabo Verde (UNICV,) reuniram em frente Assembleia Nacional para manifestar contra o novo Estatuto dos Titulares dos Cargos Políticos.
  

O Novo Estatuto aprovado por unanimidade pelos Deputados no dia vinte e cinco do mês passado, prevê um aumento salarial de sessenta e cinco porcento. Facto que deixou a população Cabo-verdiana revoltada, reprovando este estatuto justificando que é corrupção esta atitude por parte dos Políticos.
 “O povo que manda e esta manifestação é o início da primavera crioula, porque vai ter outras, e já é altura do povo mostrar que está consciente dos seus direitos e que deve fazer algo, agora, para mudar o que os políticos cabo-verdianos estão a fazer. Este novo estatuto é uma vergonha nacional” afirma um dos manifestantes.

“Vergonha nacional”, “Thugs de parlamento”, “Apelamos o veto” essas são algumas palavras de ordem. Os manifestantes deram a volta à Assembleia Nacional gritando por uma causa injusta. Posteriormente encaminharam em direcção ao Palácio do Governo.
“Políticos estão a gozar com o povo, aliás estão a esquecer que estão a representar povo” afirma um dos manifestantes gritando e apelando o veto do Presidente da República que tem como o seu lema “Presidente junto das Pessoas”.

A manifestação não parou por ali, pois continuaram a caminhar até à presidência, onde agendaram outra protestação na próxima quinta-feira e desta vez o palco será o Aeroporto Nelson Mandela onde vão encontrar com o Presidente da República que se encontra em Portugal.


Nesta manifestação esteve presente pessoas de diversas classes sociais e na sua maioria jovens. A Protestação aconteceu ainda na cidade de Assomada, interior de Santiago, na ilha do Sal e em São Vicente, assim como em Lisboa, Portugal.

1 comentário: