quinta-feira, 28 de maio de 2015

Pinha dos engenhos: a localidade que carece de quase tudo


Chafariz
Moradores de Pinha dos Engenhos, interior de Santa Catarina de Santiago, estão insatisfeitos com a situação em que se encontram. Escola do Ensino Básico, Estrada e Chafarizes encontram-se em péssimas condições. Mas o apelo desta comunidade é que haja um jardim infantil e canalização de água nas suas casas


A situação desta localidade é precária. Eduardo Pereira, professor da escola de EBI desta localidade há mais de 15 anos, afirmou que a escola não tem quaisquer condições de trabalho, não tem casa de banho e a que a cantina esta a cair aos pedaços. A situação já foi apresentado ao Ministério da Educação e do Desporto, e estão a aguardando resposta há mais de cinco anos.
Escola de E.B.I


A população de Pinha dos Engenhos ainda esta desde 2007, à espera de abertura e calcetamento da estrada. Nelson Tavares, condutor e morador daquela comunidade afirma que correm “risco de ser atropelados todos os dias, porque aqui não tem estrada. Apenas tem caminho para o carro passar, e nos tempos de chuva é ainda pior”.
Estrada


Em 2009, a Cooperação Portuguesa financiou dois furos de água nessa localidade, mas sem sucesso. Carlos Tavares, estudante universitário de Pinha, disse que lhe dá “ vergonha citar os problemas deste local, porque a situação é preocupante e quem paga por isso são as crianças porque não tem jardim infantil e a escola não se encontra em condições de aprendizagem”.

Todos os pedidos foram anotados durante as campanhas eleitorais, mas até agora não foram atendidos. Segundo a Irene Semedo “ a Câmara de Santa Catarina e o governo esquecem-se desta localidade e nem sequer dão atenção às nossas apelações”. 


Os moradores mostraram-se indignados com essas situações.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

José Vicente Lopes

José Vicente Lopes: Foto tirada da Internet
um dos jornalista mais dinâmico de Cabo Verde;

José Vicente Lopes nasceu na cidade do Mindelo, Ilha de São Vicente a 6 de Outubro de 1959. Com vivência em São Tomé e Príncipe, Angola, Portugal e Brasil, reside actualmente na cidade da Praia. É casado e tem 2 filhos.

José Vicente Lopes é jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais-Brasil em Dezembro de 1986. Ele é poeta, contista e ensaísta. Os seus livros (textos) encontram-se publicados de forma dispersa, pela Imprensa Cabo-verdiana e estrangeira.
Ele é profissional de imprensa, foi editor da cultura e de economia na “Voz di Povo” de 1987 a 1992 altura em que o mesmo jornal foi extinto e é antigo colunista do jornal “terra nova”.

José Vicente Lopes foi membro da equipa redactorial de “A Semana” e correspondente em Cabo Verde de BBC e do jornal Publico. Nesta perspectiva afirma que não teve quaisquer problemas ao desempenhar as duas funções, Jornalista e correspondente ao mesmo tempo, e que sempre dedicou ao que faz.

Foi o primeiro Presidente da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) de 1990 a 1994. Em 1994 foi-lhe atribuído o premio jornalista do ano pelas Crónicas que fazia em “ A Semana”: “lembro-me muito bem de quando recebi este prémio, visto que foi uma espécie de consolação, porque naquela havia muita polémica acerca do meu prémio e muitas pessoas achavam que eu não merecia este prémio”, salienta José Vicente Lopes.

É autor dos livros: Bastidores da Independência que foi publicado em 1997; e de Aristides Pereira, Minha Vida, Nossa história que foi publicado em 2012.

José Vicente Lopes gosta de ler: “é na leitura que o homem desenvolve a sua capacidade intelectual”, acrescenta ainda que gosta de ouvir músicas e nadar.

É actualmente Professor Universitário e faz parte da equipa redactorial do Jornal “A Nação”
  

Corpo de Jovem de 15 anos foi encontrado na lixeira

Imagem 5: foto tirada de facebook da vitima
Jussara Fernandes, uma adolescente de 15 anos  foi brutalmente assassinada com arma branca,  o corpo foi  abandonado na  Lixeira da Praia, por volta das 19 horas da noite de segunda-feira, 11 de Maio. Mário Semedo pai da vítima é apontado como principal suspeito do crime.


 A vítima mortal Jussara Fernandes iria ser ouvida pelo Tribunal da Praia, na terça-feria, 12, num processo de violação movidos contra o próprio pai Mário Semedo e o tio, irmão do suspeito. E segundo uma fonte, o suspeito esta tentando se defender das acusações que recaem sobre ele. 


Mário Semedo foi detido na tarde de terça-feira pela Polícia Judiciária, após dos  familiares terem feito seus depoimentos  que indicam o pai da vítima como o presumível actor do crime. Segundo as informações que tive Mário trabalha no Instituto Nacional de Estatística (INE) e  foi a  viatura desta instituição, que foi avistado nas proximidades da lixeira no momento do crime.

A vítima era natural da localidade de São Martinho, mas residia no bairro do Brasil em Achada Santo António e estudava na escola secundária Abílio Duarte do Palmarejo. 

terça-feira, 5 de maio de 2015

Silvino Lopes Évora lança o seu novo livro "Tratado Poético da Cabo-verdianidade"

O professor, escritor e investigador Silvino Lopes Évora lançou no final da tarde de terça-feira, 28, o seu segundo livro dedicado à poesia “Tratado poético da cabo-verdianidade”, na Biblioteca Nacional, Praia.

‘’O próximo já chegou, acabou de chegar’’ esta é a frase que deu arranque ao lançamento da obra de Silvino Lopes Évora: Tratado Poético da Cabo-verdianidade. De Seguida o aluno Cris da Lomba começou a actuar com a sua música “um tempo” e “morena”, recebeu além de palmas, acompanhamento harmónico da plateia.

A apresentação do “tratado poético da cabo-verdianidade” esteve ao cargo do Professor Doutor Daniel Medina e do Deputado Nacional Abrão Vicente que segundo o próprio autor estes apresentadores incentivaram a chegada deste tratado.

Abrão Vicente no seu discurso de apresentação deixou transparecer que este livro é a prova de amor de Silvino a Cabo Verde.
“Tratado poético da cabo-verdianidade” é um livro que está perto do coração do Autor porque descreve muitas memórias de sua infância e também a vivência de Cabo Verde nos anos oitenta, onde existiam muitas dificuldades, principalmente no meio rural, onde nasceu e cresceu.

Poesia é o amor que sobra do coração e sai pelas mãos esta é a frase que Daniel Medina utilizou para explicar a essência deste livro.
No final do lançamento um grupo de declamadores formados pelo Daniel Medina intervieram de forma surpresa, resumindo o encanto que o livro transmite, com as suas belas declamações poéticas.

A iniciativa é da Editorial Sotavento, em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro (IBNL).


Lançamento do “tratado poético da cabo-verdianidade”  decorre ainda na terra natal do autor Tarrafal de Santiago e na cidade de Assomada.