terça-feira, 30 de junho de 2015

Festa da Independência

 Definidas as datas para as comemorações centrais


 Festa da Independência: Definidas as datas para as comemorações centrais
Bandeira nacional

O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca anunciou as datas para as comemorações centrais, logo após a 2ª reunião que o Chefe de Estado teve esta terça-feira, 30, com a Comissão de Honra da Comissão Nacional Organizadora do 40º Aniversário da Independência de Cabo Verde. 


A alteração mais significativa reside na mudança de data para o desfile da Parada Militar, que anteriormente estava previsto para o dia 4. Fica agora agendada para 5 de Julho.

“Houve uma aprovação definitiva do logotipo e a adaptação das cores mais significativas do país. Acertamos também alguns aspectos das comemorações centrais, nomeadamente a Sessão Solene, Parada Militar e as cerimónias religiosas”, disse o PR.
Para o dia 4 de Julho, o ponto alto é uma homenagem a grandes compositores nacionais de várias gerações. “O objectivo é valorizar os compositores que continuam a dar seu contributo, assim como aqueles que deixaram suas marcas e que já não se encontram entre nós”.
“Já para o dia 5, haverá a colocação de flores no memorial Amílcar Cabral, antecedida da cerimónia religiosa, nomeadamente uma missa de graças. A Sessão Solene acontece na Assembleia Nacional, seguida do grande desfile da Parada Militar, para além de um programa descentralizado vasto que vai até Outubro”.
Presidente das Seychelles não marcará presença no acto das comemorações

fonte: a semana

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Raises de Engenhos


GP-stribilim: Cláudio Borges- Pinha dos Engenho
                      Gicene- Pinha dos Engenhos

Paula Tavares

Vox Populi

O que achas de “novidades de Engenhos”?


Adilson Moreira- mora em Engenhos 29 anos -"é uma boa iniciativa, pois havia esta necessidade de ter um meio que divulgasse noticias e acontecimentos da ribeira de Engenhos".




Walter Gomes- nasceu em engenhos mas reside na praia 24 anos. "Este blogger foi um algo bem pensado pois sempre reclamo de inexistência de um radio comunitária nesta localidade visto que a ribeira dos engenhos é muito expansivo  e acontece muitas coisas. Este blogger pelo menos trás noticia e por sua vez actualiza os seus leitores".





Neia Duarte- mora em Santa Cruz (Santiago)  "este blogger foi algo bem pensado  que me me atrapalha muito nas minhas afazeres domestica fico durante dia a ler novidades deste blogger cada dia haverá novidade que me chame a atençãoNão conheço engenhos mas estou sempre actualizado dos seus acontecimentos".

Paula Tavares

domingo, 28 de junho de 2015

Altos e baixos de um Casal

Era uma vez um casal que andava num deserto debaixo de um sol ardente, o casal  não se flava a mais de duas semanas. 

Ao longo da caminhada, o homem queria fazer pazes com a sua mulher mas  que ficou sem jeito, não sabia como começar a conversa.

Andaram, andaram  e de longe o homem avistou uma uma cobra e logo sorriu, pois encontrou um detalhe para iniciar a conversa com a esposa, e logo ele disse- é seu parentes aquela cobra? A mulher deu um sorriso disfarçada e respondeu- sim é minha sogra. 

O homem tornou-se calado e continuaram a caminhada. Não se admitindo estar quieto e como tinha vontade de falar com a esposa, tornou a falar: viu um camelo e disse a esposa como é nome daquele animal? A esposa que aparenta ser muito egoísta e antipática respondeu num tom que mostrava estar muito chateada com a marido- o nome dele é José. Isto é, o nome do seu Sogro. O homem reparou que a mulher não estava afim de conversas e continuaram caladinhos até o fim da caminhada.


Não devemos ignorar o bendita palavra que Deus nos ensinou “amai-vos uns aos outros como vos amei”. Não devemos ignorar a pessoa por mais dificel que ela seja, pois quando ignoramos a culpa cai sobre nos.

Paula Tavares

Ambientalista queixa de poluição Ambiental em Engenhos

terreno poluído
O ambientalista de Santa Catarina de Santiago Celestino Cabral Fernandes alegou a sua preocupação em relaçao a constante poluição ambiental que decorre em Engenhos.

Celestino Fernandes disse a “Novidades de Engenhos” que nessas épocas de preparação de terreno de cultivos há sempre poluição ambiental mas que neste ano os agricultores de engenhos estão duplicando a poluição.

O que mais preocupa o Celestino, é o resultado que esta poluição pode trazer para formação de chuva deste ano, visto que, desde o mês de Janeiro os agricultores já estão a cortar árvores e a queimar “roça”.

“Esses actos são prejudicial para formação da chuva e consequentemente para ano agrícola”, salienta o ambientalista.
Para os agricultores a corte de árvores e essencial pois é através dali que sobressai a lenha para cozinha e também a queima da roça é para aumentar o espaço de cultivo.

 “ Desde mês de Fevereiro já não tive algo de fazer no meu terreno, então aproveitei para cortar essas árvores que faz sombra que dificulta o crescimento de plantas”, afirma Maria Semedo.

Nesta perspectiva celestino afirma que algo mais complicado e explicar para os idosos que não devem cortar e nem queimar as árvores nessas épocas e que trás consequências graves para a própria agricultura.

Em 1990 foi intitulada a lei que quem cortar árvore clandestinamente teria que pagar uma multa ou então pagar a pena entre 3 a 4 anos de prisão mas para esses agricultores isso não corresponde a verdade.

Paula Tavares

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Uma "Ribeira" com várias histórias

trapiche de Joazino
Ribeira dos Engenhos é um dos principais produtores e distribuidores de Grogue à nível nacional. O próprio significado de Engenhos diz, Engenhos foi atribuído este nome desde as épocas de escravatura pois neste sitio existia muitos engenhos que servia para produção de açúcar de cana sacarina, de mel, grogue e entre outros produtos para a comercialização com a costa africana. E desde então a Localidade  engenhos ficou com este nome por ter extensões de trapiches (Engenhos).

A ribeira de engenhos continuou na mesma linha que os colonizadores o puseram: a
grogue
produzir 
aguardente, mel e açúcar de "terra". Esta região é muito extensa situa-se desde Chão de Tanque, João Bernardo e estende-se até Fonte Lima. A sua população é jovem, a principal actividade é agricultura (regadio e Sequeira), criação de gado e comércio.


É vista por muitos como a localidade de “ricos” pois com todo suor e canseira para alcançar o objectivo, as pessoas passam a valorizar o que é seu,  e por isso,  sempre uma necessidade de fazer economia em seus recursos: e com isso haverá sempre um pão para cada dia, algo que causa muita estranheza para pessoas de outras localidades.  

Nascente de Aguinho
As pessoas desta localidades são solidários uns aos outros, tantos nos momentos de alegrias como nos da tristeza. Engenhos é conhecido por muitos visitantes como uma região onde não tem poluição ambiental ou seja, tem ar natural. A vale de engenhos tem um grande nascente que é a do  aguinho, que fornece muitas verduras como Alface, Tomate, Pimentão, Cana sacarina...

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Jovens fazem homenagem ao Agnelo Tavares.

um grupo de jovens denominado de "Unidade e Amor" da localidade de Pinha dos Engenhos fazem  homenagem ao Cambista  Agnelo Tavares que foi morto a tiro na Cidade da Praia no dia 30 de Maio de 2013.

Agnelo Tavares era natural de Pinha dos Engenhos e residia em Ponta d' agua com a sua família

Agnelo era um homem exemplar, carinhoso e estava sempre presente no desenvolvimento da sua localidade Natal. Embora estando na praia não ausentava de Engenhos, até no próprio dia do seu assassinato foi visitar entes que estavam na referida localidade.

É por este motivo que jovens preparam um leque de actividades para homenagear este grande homem que para eles serve de inspiração. O evento esta agendado para dia 4 de Julhovéspera da comemoração de 40 anos da independência nacional, na aldeia centro de Pinha- Tortolho.

Na mesma perspectiva o grupo CP-stribilim   fez uma música ao homenagem deste homem.

Universitários fazem balanço positivo do ano lectivo 2014/15

Segundo os entrevistados pela "Novidades de Engenhos" os estudantes de Engenhos em Praia fazem  balanço positivo do ano lectivo 2014/15.

Jackelino Gomes
Jackelino Gomes aluno do 3° ano do curso de Economia e Gestão da Universidade Jean Piaget, faz o seu balanço do ano lectivo salientando que mesmo sem fazer exames que esta previsto para próximo mês, que  sabe em que ranking ele se encontra, e que o balanço é positivo. Durante as épocas de férias que se aproxima pretende passear, namorar e dormir e por isso afirmou que não vai para Engenhos. 


Para Manuel Tavares, aluno do 3°ano do curso de Estudos Cabo-verdianos e Portugueses,
Manuel Tavares
na Universidade Pública de Cabo Verde (
UNICV), em relação aos anos lectivos  anteriores este é o melhor ano pois  para além de ter boas notas conseguiu conhecer o próprio significado de "universidade" que é universo de ideias.

Carlos Tavares
Para Carlos Tavares, finalista do curso de Contabilidade e Gestão de Empresas em ISCEEeste ano lectivo foi muito cansativo mas teve bons resultados quer nos testes quer nos relatórios feito durante o ano lectivo. Nas férias pretende ir à Engenhos apoiar os familiares nos trabalhos de campos como  sementeira, monda e entre outras actividades.

Apesar dos stressnervosismo, canseira que o ano lectivo proporciona aos estudantes Universitários mas para estes batalhadores vindo do interior da ilha estes são   apenas desafios para atingir a meta desejada.


terça-feira, 23 de junho de 2015

Inauguração da sede da fundação "doutor de nha Duquesa"

Foi inaugurada no passado Domingo a sede da fundação "Doutor de nha duquesa" em Chão de Tanque- Engenhos.

 O evento foi presidida pela Ministra Janira Hopffer Almada. A fundação Doutor de nha duquesa trabalha em prol da comunidade de Chão de Tanque e tem como foco a infância, os idosos, os estudantes e pessoas carenciadas.

Segundo a Ministra Janira esta instituição foi financiada a 10 milhões de escudos pelo próprio instituidor- Sílvio Moreira. Esta instituição foi criada em 2000 mas só em 2008 e que veio a ser oficializada.


Para alem das atividades e ações sociais em que vem desenvolvendo dentro da própria comunidade, a fundação pretende no futuro organizar algumas ações a favor dos cabo-verdianos viventes em são tome e Príncipe e também pretende formar as mulheres chefes de famílias na área de culinária.

Fonte: a voz

sábado, 20 de junho de 2015

Exposição do livro "As Revoltas"

Livro- As revoltas: tirada da Internet
Hoje houve a exposição do livro "As Revoltas" do Autor Eduardo Camilo Pereira em Telhal- Engenhos.

 O  livro relata a historia dos antepassados da Ribeira dos Engenhos, historia que realça a importância da revolta dos Engenhos para a independência de Cabo verde.   

segundo o Autor o objectivo desta exposição não é só angariar lucro mas também divulgar conhecimentos de maneira que os próprios moradores de Engenhos possam conhecer as suas próprias historias.

FAMI-Picos quer fazer intercâmbio com moradores Engenhos

Dirigentes de FAMI-Picos
O Presidente da associação de apoio às iniciativas de auto-promoção (FAMI-Picos) , Carlos Vaz afirmou hoje que a Instituição quer fazer intercâmbio com os moradores de Engenhos. 

Segundo o presidente desta instituição várias pessoas de localidades distantes procuram créditos em FAMI-Picos mas que nunca nenhum morador de Engenhos recorreu a referida Instituição.

"Picos e Engenhos para além da proximidade geográfica, também estiveram de mãos dadas durante as revoltas sociais e por isso acho que devíamos unir, e assim iremos longe" afirma  

segundo um dos moradores de Engenhos não tinham conhecimento da referida instituição, mas que após a este gesto de amizade por parte dos dirigentes vão passar a fazer parte desta instituicao que faz "mutualidade e poupança de crédito".  


Revolta dos Engenhos, o primeiro passo para Independencia do Pais

Eduardo Camilo à esquerda e Maria veiga à direita
Aconteceu hoje a Palestra "revolta dos Engenhos, o primeiro passo para independência de Cabo Verde", em telhal- Engenhos

O Orador Eduardo Camilo no seu discurso explicou como processou a revolta de 1822 (revolta dos Engenhos). 

"Revolta dos Engenhos foi o primeiro passo para a independência o nosso pais, porque é com esta revolta que os homens Caboverdianos começaram a reivindicarem os seus direitos e a partir desta lutaram para  libertação nacional” salienta o Eduardo Camilo. 

Segundo o Orador os rendeiros de Engenhos estavam  indignados com as repressões impostas pelos morgados e resolveram revoltar, a primeira localidade que reivindicou é a da Pinha Dos Engenhos. 


Esta revolta teve como fonte de inspiração da Pro-Brasil, onde uma dada localidade revoltaram contra o sistema de administração que existia naquela comunidade, isto é, a a revolta de Engenhos foi influenciada pelos Brasileiros mas à nível nacional foi como fonte de inspiração. 

Não podia comemorar os 40°anos da independência de Cabo verde sem antes conhecer a historia  dos  seus antecedentes. 

O evento foi organizado por: Maria Veiga e amigos.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Fernando Varela, o orgulho dos Engenhos

Fernando Varela: foto tirada da Internet
Fernando Varela nasceu a 26 de Novembro de 1987 em Cascais, Portugal. Os seus pais são da ilha de Santiago, a mãe é natural do concelho de São Lourenço dos Orgãos e o pai é de Santa Catarina - Librao dos Engenhos. 

Ele  jogou em vários Clubes Portugueses como: Estoril, Trofense e Feirense, e também em Vaslui (Roménia).

Actualmente é Jogador de Selecção Nacional de Cabo Verde (Tubarões azuis) e ainda joga em Steaua de Bucareste [Roménia]. Ele tem a altura de 1.83 metros  e pesa 83 kg. O seu cônjuge é Andreia Varela.

é defesa central da selecçao cabo-verdiana e um dos pilares do sistema defensivo e já entrou na lista dos cinco jogadores cabo-verdianos mais internacionais de sempre. Jogador do Steaua de Bucareste, ele foi eleito o Melhor Estrangeiro na Roménia, em 2014.

Ele recebe mensalmente 200.000 euros equivalente a 220 mil Escudos Cabo-verdiano.  

Criadores de Gado queixam da falta de pastos

Propriedade de Alcides Moreira_ Foto tirada pelo Smartphone
O  resultado do ano agrícola deste ano, esta entristecendo os criadores de gado dos engenhos.  Há mais de três meses  que não tem o que dar de comer aos seus animais.

Eugénio Borges criador de gado desde a sua infância, diz que  muitos anos que não sentia falta de pastos em engenhos, pois nesta região tem abundância de agua que permite a “renovação” de pastos mas que este ano a agua diminui-se. “fico triste ao ver meus animais com fome, e por isso faço de tudo para não ver-os morrendo de fome, procuro folhas de cana sacarina, mangueira, bananeira para trazer-lhes mas  que alguns não comem”  diz Eugénio com a cara entristecida.
Eugénio Borges


Após as grandes secas não se queixavam de falta de pastos nessa localidade mas  agora os moradores estão sentindo ameaçados de perderem seus animais, “esta situação vai até mês de Agosto, isso ainda se chover. Estamos a  sentir a obrigação de vender os nossos gados mesmo  por um preço medíocre” salienta Alcides Moreira, proprietário da criação de gado.

Esta situação esta tirando lágrimas das pessoas que amam seus animais e que desde criança teve contacto com animais “as vezes fico chorando quando oiço a minha vaca “Xalina” a berrar, ração esta num preço muito elevado e não da para comprar, a única solução é vender “Xalina”, afirma Tomas Tavares.

Esta situação de precariedade de pastos estão mexendo com a emoção dos criadores de gado desta região.



sábado, 13 de junho de 2015

Universitários de Engenhos preparam festa para final de Semestre

A Comunidade de Estudantes de Engenhos na Praia organizam festa no final deste mês, como forma de comemorar o final de Semestre e repor energia para mais um azaguas.

A festa será em Palmarejo, bairro que tem maior número de estudantes de Engenhos.

Jovens de Engenhos invadem Estádio Nacional

Centenas de jovens dos Engenhos estão no Estádio Nacional a apoiar os Tubarões azuis. 

Jovens de engenhos estão orgulhosos de ter dois jogadores nesta Seleção Tony Varela de Palha Carga e Fernando Varela de Librao dos Engenhos e garantem que independentemente do resultado do jogo estarão sempre gritando pelos tubarões azuis, isso tudo por amor a pátria. 

“Vim apoiar a nossa Seleção e principalmente os dois jogadores que são da Ribeira de Engenhos, Salienta Sérgio Gomes.

Sair de Engenhos para Praia é algo muito custoso mas esses adeptos não leva esses pormenores em conta.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Agricultores de engenhos preparam para mais um ano agrícola

Ladeira de Pinha dos Engenhos, Imagem captada pelo smartphone
Agricultores da Ribeira dos Engenhos estão preparando terreno para mais um cultivo da agricultura de Siqueira.


Apesar do resultado do ano agrícola do ano passado foi negativo, os agricultores estão preparando as suas áreas de cultivo acreditando que próximo ano agrícola vai ser diferente. No próximo mês começam a sementeira.

CRP vai doar equipamentos de rega gota-gota à Engenhos

Foto tirada da Internet
No âmbito da luta contra pobreza da Ribeira dos Engenhos, a Comissão Regional de Parceiros (CRP) vai disponibilizar equipamentos para o sistema de rega gota-gota aos agricultores desta localidade.

Em principio os equipamentos vão ser disponibilizados na Localidade de Pinha da referida região e cerca de 40 agricultores vão ser beneficiados. A iniciativa será levada em pratica no próximo mês.


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Engenhos vai comemorar os 40 anos da independência do Pais

foto da minha autoria
No âmbito da comemoração do quadragésimo aniversário da independência de Cabo verde, realizara uma palestra em Engenhos sobre o lema “Revolta dos Engenhos- o primeiro passo na luta pela libertação nacional”, sobre o cargo de escritor Eduardo Camilo. O evento terá lugar no dia 20 de Junho sábado, pelas 10 horas no centro de Telhal, Engenhos. 

O objectivo desta palestra é expor a importância que a revindicação propalada pelos homens desta localidade teve no despertar de consciência para a luta de libertação nacional.

Noticias Relacionadas: 

PR: "Quadragésimo aniversário da Independência Nacional merece uma abordagem muito especial"

terça-feira, 9 de junho de 2015

Historia de uma Batalhadora Empreendedora

Domingas Tavares
As cinco da manha, horário em que muitas pessoas se encontram num sono profundo e relaxante e alguns desligam o despertador e ficam apertando a cabeça no travesseiro, pensando “vou dormir mais dez minutos”… é neste exacto momento que a Domingas Miranda Tavares mais conhecida como “nha Diminga” sai à rua sem preguiça nenhuma à procura do meio de sobrevivência.

Nha Diminga é uma mulher batalhadora, meiga, simpática e exemplar criou e cuidou dos seus seis filhos sozinha, isto é, é mãe e ao mesmo tempo chefe de família. Nha Diminga é natural de São Salvador do Mundo “ Picos”, depois de ter três filhos decidiu mudar para cidade da Praia, morava com os pais e após  a morte tinha de procurar outros “ramos de vida”. 

Nha diminga esta a morar na praia desde 1996 veio porque acreditava que estando na cidade a sua vida ia mudar, mas só que os flagelos que ela encontrou eram tantas que não conseguiu ultrapassa-los todos. Inicialmente queria que o filho maior continuasse os estudos mas só que não foi possível porque os meios que ela tinha não dava para alimentar os filhos, pagar renda, e ainda para pagar as despesas do menino na escola. Mesmo assim não desanimou com a vida trabalhou na obra e as vezes fazia alguns “biscaites”. “Passei muito mal depois que vim para praia mas não penso em tornar a morar em Picos, salienta a batalhadora.

Sacos cheias de Garrafas
Nha Diminga sai todas as madrugadas, tardes e noites à procura do seu bem precioso, isto é, de garrafas. Esta mulher não deixa escapar nenhuma garrafa à sua vista, qualquer um para ela é “ouro”. Para muitos a garrafa é um lixo que pode ser reciclado mas para ela é o ganha-pão, isto é, o seu meio de sobrevivência. Com a ajuda dos filhos consegue recolher centenas de garrafas, depois da colheita tem de lavar e só depois fazer a entrega ao senhor Berculino que é distribuidor de grogue.

A cinco anos atrás deu entrada com os documentos na Câmara Municipal da Praia à procura de emprego, “pedi ao Ulisses Coreia e Silva que me deixasse trabalhar mesmo como varredora de rua, para ver se conseguia garantir o que comer aos meus filhos” mas só que a idade não permitia porque já possuía 55 anos.
O maior sonho desta mulher é ter a sua própria casa, ver seus dois filhos menores a se formarem. Fez a inscrição para Casa Para Todos mas só que não foi seleccionada.


domingo, 7 de junho de 2015

As oportunidades da vida

Imagem tirada da internet.
A vida oferece-nos muitas oportunidades mas nem todos sabem aproveitar. 
Na ilha do Fogo tem uma agência de viagens que dava passagens para Estados Unidos “digraça”, basta responder três perguntas corretamente já tens bilhetes garantido.

Num certo dia, dois homens foram até esta agência responder perguntas para puderem ganhar  bilhete de avião. Um era inteligente e já estava confiante que ia ganhar o bilhete mas só que o outro era “besta” e estava muito preocupado, sendo assim pediu para o inteligente entrar primeiro enquanto ele tentava se calmar. O inteligente entrou e sentou: a primeira pergunta foi: quem é o presidente de E.U.A? Ele respondeu: Barack Obama. De seguida foi perguntado: qual é o remédio de sida? Ele respondeu: ainda não foi descoberto e por último foi-lhe perguntado: o que faz um Barco trabalhar? Respondeu: motor. Ele respondeu todas as perguntas corretamente. E quando saiu disse para o outro “ as perguntas não são complicadas assim como tinha imaginado, basta responder – Barack Obama, depois ainda não foi descoberto e por último motor. O idiota por sua vez entrou e foi perguntado: Como é seu nome? Respondeu: Barack Obama. O entrevistador começou a zangar e perguntou-lhe: és louco? Respondeu: ainda não foi descoberto. O entrevistador perguntou gritando: o que tens na cabeça? Respondeu: motor.

Como é óbvio não conseguiu bilhete e não soube aproveitar as oportunidades que era conhecer outro canto de mundo.

Desonestidade por parte dos Políticos


Imagem tirada de Internet.
Hoje em dia, falar da desonestidade traz muita polémica pois todos nos sabemos o que é uma acção desonesta, mas o que é a honestidade isso ninguém sabe. Honestidade é um acto pouco respeitado embora é o que todos querem mas poucos a praticam. Honestidade engloba sinceridade, pureza e fidelidade. Actualmente poucas pessoas possuem estes adjectivos qualitativos, porque o mundo em que vivemos esta cheio de vaidade e luxaria. 
Na vida há dois destinos: honestidade e ganancia, exemplos práticos disso é algo que aconteceu recentemente "o novo estatuto dos cargos políticos" que fez abalar a sociedade cabo-verdiana. Os políticos  estão seguindo o caminho da Ganancia pois estes tem bons salários, mas como estão seguindo este caminhos sentem necessidade da mais e mais dinheiros para além das regalias que estes possuem.

Cabo Verde encontra-se numa situação delicada. Muitas entidades deste pais esta agindo desonestamente sobretudo os políticos que são mentirosos e infiéis, durante as campanhas eleitorais prometem fazer "tudo" e depois da campanha juram que nunca prometeram, isto é uma hipocrisia e amnésia "estativa". São eleitos pelo povo para os representarem, explicitando as necessidades dos mesmos, ou seja,o povo confia e
escolhem os seus representantes e quando la estarem esquecem dos seus deveres e lembram apenas dos seus "direitos". Durante orçamento ficam a discutir quem é mais mentiroso que quem, colocando de lado os interesses de quem deu-os a confiança de os representarem. voltam para o povo após 4 ou 5 anos ( já na altura de nova campanha) prometendo novas coisas ou até mesmas, porque nesta altura necessitam da confiança do povo e também sentem qual é a importância do povo num pais democrático. Os nossos políticos não respeitam e fazem a Assembleia como um "mercado de peixe" onde as discusoes não tem fundamentos e importância.

Não pude falar da falta de honestidade sem falar dos nossos desenvergonhados e ladroes que escolhemos para nos representarem.

"A honestidade pode ser a melhor política, mas é importante lembrar que aparentemente, por eliminação, a desonestidade é a segunda melhor politíca".  Geoge Carlin





sábado, 6 de junho de 2015

Lígia Dias Fonseca: a mulher do “povo”

Foto de Lígia Dias Fonseca; tirada da internet
Lígia Alcânela Lubrinho Dias Fonseca nasceu na cidade da Beira, Moçambique, a 24 de Agosto de 1963 e é filha do advogado e político moçambicano Máxi Dias e de Canta Maria Dias.

Lígia fez Direito na Universidade Clássica de Lisboa, em Portugal, onde igualmente leccionou no mesmo curso, em Évora. Exerceu a mesma função em Macau e, seguidamente, em Cabo Verde.

Em 1976, a sua família saiu, clandestinamente, da terra natal (Moçambique) para morar em Portugal e, na altura, ela tinha apenas 13 anos de idade.
“A decisão de sair de Moçambique foi tomada pelos meus pais num momento difícil da nossa vida, em que o Governo de Moçambique decidiu enviar o meu irmão para estudar na então União Soviética. Estávamos em 1976, no regime de partido único”, afirmou Lígia Fonseca.

Foi em Portugal, no ano 1986, que Lígia conheceu Jorge Carlos Fonseca. Ele era professor universitário e Lígia foi sua aluna. Em 1989, casaram-se e logo que se deu a abertura política em Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca resolveu regressar a terra natal e ela veio com ele.
“Naturalmente conhecia Cabo Verde da história e de alguns amigos que tinha em Moçambique e que eram de origem cabo-verdiana, mas nunca tinha estado em Cabo Verde. Mas não tive nenhuma dificuldade de adaptação. A família do meu marido, nomeadamente a minha sogra e cunhados, receberam-me muito bem e desde o primeiro minuto que me mimaram e trataram-me como uma verdadeira filha e irmã”, salientou Lígia Fonseca.
Foto tirada da Internet


Em Cabo Verde, está ligada, entre outras, à criação da Associação das Mulheres Juristas, da Ordem dos Advogados e da primeira escola de direito, o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJC). 

Lígia Dias Fonseca é advogada de profissão. Tornou-se primeira-dama de Cabo Verde em 2011, após a vitória do seu marido, Jorge Carlos Fonseca.
Sem deixar de exercer a sua profissão, Lígia Fonseca adiantou que usa a sua sabedoria e os seus conhecimentos para trabalhar ao lado do Presidente da República e em parceria com as instituições públicas e privadas, ajudando a solucionar os problemas mais visíveis da sociedade cabo-verdiana.

Muitas pessoas dizem que a sua profissão é incompatível com a função de Primeira-dama, mas Lígia Fonseca não vê problema nenhum em continuar a oferecer assistência jurídica, porque “sempre soube definir a melhor forma de exercer a (sua) profissão”. E, enquanto cidadã, advogada e mulher do Presidente da República sabe respeitar a Constituição e as leis da República.


 Lígia acredita que só “estando junto das pessoas podemos servi-las com dignidade”, porque estar junto das pessoas, partilhar as suas alegrias e tristezas, incentivá-las nos seus projectos, aconselhá-las, escutar as suas ideias, opiniões, críticas e também conselhos, sempre foram a sua maneira de ser. 

Noticias relacionadas:

Lígia Dias Fonseca, Primeira-dama de Cabo Verde: “As Primeiras-damas têm uma posição que não pode ser desperdiçada”