quinta-feira, 25 de junho de 2015

Uma "Ribeira" com várias histórias

trapiche de Joazino
Ribeira dos Engenhos é um dos principais produtores e distribuidores de Grogue à nível nacional. O próprio significado de Engenhos diz, Engenhos foi atribuído este nome desde as épocas de escravatura pois neste sitio existia muitos engenhos que servia para produção de açúcar de cana sacarina, de mel, grogue e entre outros produtos para a comercialização com a costa africana. E desde então a Localidade  engenhos ficou com este nome por ter extensões de trapiches (Engenhos).

A ribeira de engenhos continuou na mesma linha que os colonizadores o puseram: a
grogue
produzir 
aguardente, mel e açúcar de "terra". Esta região é muito extensa situa-se desde Chão de Tanque, João Bernardo e estende-se até Fonte Lima. A sua população é jovem, a principal actividade é agricultura (regadio e Sequeira), criação de gado e comércio.


É vista por muitos como a localidade de “ricos” pois com todo suor e canseira para alcançar o objectivo, as pessoas passam a valorizar o que é seu,  e por isso,  sempre uma necessidade de fazer economia em seus recursos: e com isso haverá sempre um pão para cada dia, algo que causa muita estranheza para pessoas de outras localidades.  

Nascente de Aguinho
As pessoas desta localidades são solidários uns aos outros, tantos nos momentos de alegrias como nos da tristeza. Engenhos é conhecido por muitos visitantes como uma região onde não tem poluição ambiental ou seja, tem ar natural. A vale de engenhos tem um grande nascente que é a do  aguinho, que fornece muitas verduras como Alface, Tomate, Pimentão, Cana sacarina...

Sem comentários:

Enviar um comentário